1ª FEIRA CULTURAL DE RIO DO PRADO FOI UM SUCESSO!

“Para mudar o amanhã cada um precisa fazer a sua parte.”

No sábado dia 25 de maio de 2019, Rio do Prado realizou a Primeira Feira Cultural no município que aconteceu na Praça Antônio Martins. A iniciativa surgiu da Secretaria de Assistência Social que depois de participar de vários encontros na SEDESE, no próprio município com a APRECIA, e outros encontros se sensibilizou com a necessidade de incentivar o município a desenvolver empreendimentos econômicos solidários, provocar mudanças que possibilitem o desenvolvimento humano, que tem o incentivo dos territórios do baixo e médio do Jequitinhonha em que a nossa Secretária de Promoção Social e Coordenadora de Cultura teve e tem a oportunidade de acompanhar e agora a oportunidade de trazer para o município o resultado – “A PRIMEIRA FEIRA CULTURAL.”

O projeto contou com a união de todas as Secretarias Municipais e outros parceiros– Secretaria Municipal de Promoção Social, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvendo Sustentável, EMATER – Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável e Secretaria Municipal de Saúde e Secretária de Infraestrutura e Obras trabalharam em prol de resgatar a cultura e valorizar os produtores, artesões e o comércio local.

Para a Secretária de Promoção Social municípios com o perfil de Rio do Prado que existe comunidades em situação de risco social e econômico, é importante adotar meios diferente de produzir, vender, comprar e ou mesmo trocar, adotando e traçando novos caminhos, como a criação de novos grupos, para se pensar novas formas de comercializar, produzir e consumir, priorizando sempre o comércio justo, valorizando a produção local e contribuindo para o fortalecimento de determinados setores, como por exemplo, a agricultura, pecuária, artesanato local são os pontos fortes no Município, pensando sempre em reduzir as desigualdades sociais no município de Rio do Prado.

A equipe organizadora realizou um processo de inscrições para pessoas que demonstrou interesse comerciar seus produtos da agricultura familiar, artesanatos, praça de alimentação, a feira cultural contou também com barracas da equipe de saúde promovendo diversas orientações, equipe educação e cultura, equipe do CRAS, também compôs suas respectivas barracas divulgando e prestando informações sobre diversos assuntos.

Os movimentos artísticos tomaram conta da tarde e da noite de sábado em Rio do Prado, marcaram presença e com apresentações os artistas locais e alunos das comunidades, Escolas Estadual Geni, Escola Municipal Virgulino Lency de Vila Formosa, Escola Estadual Clemente Trindade e da Creche Dr. Rufino da Costa Ramos.

O Serviço de Convivência do CRAS levou uma apresentação belíssima com os senhores e senhoras da terceira idade, brilharam no evento.

Agradecimento à pessoa do Prefeito Gilberto Aguilar, sempre apoiando projetos de benefícios a população, defende um comércio justo e solidário, defendeu do inicio ao fim esse projeto que para ele o objetivo maior era a valorização e transparência de todos que estiveram envolvidos nessa atividade cultural tanto os parceiros, colaboradores e os nossos consumidores.

O evento foi do Município, mas sem os nossos expositores não seria o sucesso que foi! O nosso muito obrigado pela participação de todos, por terem acredito no projeto, obrigada a todos que levaram desde artesanato até quitandas, queijos para vender para os muitos de visitantes que lotaram nossa praça.

Um evento como esse não acontece sem as parcerias, nós contamos desde sempre com o apoio do prefeito municipal de Felisburgo – Jânio, prefeito municipal de Rubim – Alencar, prefeito municipal de Palmópolis – Marcelo, o apoio como sempre da nossa Polícia Militar e Ambiental.

Agradecemos as comunidades locais, o povoado de Vila Formosa, que tão breve será um distrito, obrigado às cidades vizinhas e todo o povo Rio do Prado, obrigado nos sentimos honradas pelo apoio oferecido ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Município, à participação e animação do povo de Rio do Prado e sucesso de vendas de nossos expositores, para os organizadores foi entendido como a aprovação desse projeto, então estendemos o convite e avisamos que em breve terá mais Feira Cultural.

Agradecemos e parabenizamos grandemente a Comissão Organização pela realização da Feira Cultural sem a união, esforço e trabalho multidisciplinar não seria possível. Parabéns! Parabéns!

”Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam”. George Marshall

Prefeito Municipal – Gilberto Gonçalves

Secretária de Promoção Social e Esportes – Simone Ferraz

Secretário de Educação e Cultura – Vicente Amorim e Elba Felix

Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Desen. Econômico – Felipe Oliveira.

Secretário de Infraestrutura e Obras – Albertino Chaves

Secretário de Saúde – Beatriz Betânia