SAÚDE BUCAL EM AÇÃO!

.

Realizado nos dias 20, 21 e 22 maio deste ano, pela dentista Ingrided Ramalho, auxiliar de saúde bucal Sidelvandes e pela coordenadora da saúde bucal Ivani Gomes, o levantamento epidemiológico de 471 alunos das Escolas: Estadual Terezinha Porto Fagundes, da Estadual Professor Clemente Trindade e do Pré-Escolar Municipal Dr. Rufino da Costa Ramos.

O levantamento de necessidades em saúde bucal tem com finalidade de orientar a coleta de dados para a posterior análise e tomada de decisões no planejamento da atenção individual e coletiva. É um instrumento de Vigilância Epidemiológica utilizado com a finalidade de planejamento das ações de saúde bucal. Possibilita uma configuração quantificada e qualificada das necessidades de atenção dos grupos, dividindo as necessidades da população em categorias.

Tabela 1: Códigos e critérios de classificação do levantamento de necessidades em saúde bucal

Critérios de classificação das necessidades em saúde bucal

0

Não apresenta dente permanente e/ ou temporário com cavidade. Não necessita de restauração ou exodontia.

1

Apresenta de 01 a 03 dentes permanentes e/ou temporários com cavidades evidentes, necessitando de restauração e/ou exodontia.

2

Apresenta de 04 a 08 dentes permanentes e/ou temporários com cavidades evidentes, necessitando de restauração e/ou exodontia.

3

Apresenta mais de 8 dentes permanentes ou temporários com cavidades necessitando de restauração e/ou extração.

A tabela a seguir expressa a codificação em porcentagem dos resultados encontrados.

Tabela 2:

Codificação

Pré-escolar Municipal Dr. Rufino Costa Ramos

E.E. Professor Clemente Trindade

E.E. Terezinha Porto Fagundes

Código 0

48,6 %

Código 1

Código 2

Código 3

Total de alunos analisados.

72 alunos

175 alunos

224 alunos

471 alunos

Os resultados do levantamento geraram planilhas por escolas, onde cada pessoa foi classificada segundo suas necessidades. Os dados obtidos  de cada escola nos permitiu refletir e chegar em algumas conclusões com : o quadro epidemiológico desta população e uma análise mais adequada das medidas de promoção e controle a serem tomadas.

Analisando a tabela 2, podemos ver que com o aumento dos anos escolares, os alunos apresentam menor índice de carie. Sendo assim reflexo de que os alunos nos anos escolares finais estiveram maior tempo no programa de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Podendo assim reafirmar o sucesso dessas ações.

Baseando nos dados encontrados a escovação dental supervisionada associada à aplicação tópica de flúor, vem desempenhado papel importante na redução da doença carie e consequentemente os seus agravos. O levantamento de necessidades em saúde bucal mostrou ser um instrumento de utilidade no diagnóstico coletivo, simples e valioso na organização, planejamento e execução das ações de saúde bucal com equidade.

Após o levantamento foi realizado a escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Prado.

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado.