Viva Sem Tabaco! Seja Saudável!

.

Realizado no dia 30 de maio de 2019 na Escola Estadual Professor Clemente Trindade uma roda de conversa com os educandos, pela psicóloga do NASF Fabrícia Reis e ACS Brenda Vieira, sobre o Dia Mundial sem Tabaco. Foi abordado sobre seus malefícios, sobre o fumante passivo e ativo, as doenças ocasionadas pelo tabaco, entre outros. E no dia 31 de maio a psicóloga Fabrícia, a fisioterapeuta Lorena Porto e a coordenadora da atenção primária Poliana Braga, fizeram orientações sobre os malefícios do tabaco aos feirantes e à população na Feira Municipal, com distribuição de panfletos informativos. A população também foi orientada sobre os grupos operativos para aqueles que desejam parar de fumar.

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

“A campanha do Dia Mundial sem Tabaco é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma. Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC). O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. Essa dependência faz com que os fumantes inalem mais de 4.720 substâncias tóxicas — como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína —, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. Desse modo, o tabagismo é causa de aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais como câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares.” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, Tabaco e Saúde Pulmonar –  Dia Mundial sem Tabaco Manual 2019).

Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Prado.

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado.