Loading...

JÁ OUVIU FALAR NO ZÉ CARIADO?

JÁ OUVIU FALAR NO ZÉ CARIADO?

No dia 28 de junho de 2019, foi realizada uma ação de promoção em saúde pela equipe de Saúde Bucal, com a participação de Ivani gomes, coordenadora da saúde bucal municipal, Ingrided Ramalho, odontóloga da UBS Dr. Jorge Juarez Ramires e Sidelvandes Pereira, auxiliar em saúde bucal, no Pré Escolar Municipal Dr. Rufino da Costa Ramos pelo Programa Saúde na Escola.

Com o objetivo de promover conhecimento sobre os cuidados com a saúde bucal, aprimorar a técnica e incentivar o uso do fio dental como parte da higienização diária.

As crianças foram incentivadas através de palestra, teatro e demonstrações a iniciar o uso do fio dental e desenvolver habilidades para realizarem a técnica de uso sozinha, assim como o entendimento da importância de manter a saúde da boca.

Foi realizado uma peça teatral com o personagem principal do Zé Cariado que não tinha nenhum cuidado com os dentes, nem uma boa alimentação, chegando ao ponto de sentir muita dor de dente. As crianças foram instigadas e refletir o caso do  Zé Cariado, o porquê dele estar nesta situação, e aplicar o que aprenderam nas suas próprias vidas.

Os alunos  foram estimulados, também,  com relação às funções do fio dental. Muitos relataram que não fazia o uso por não terem em suas residências, outros que só usavam para remover restos de alimentos entre os dentes. Contudo podemos ver a importância da disseminação dessas informações logo cedo, pois assim as crianças formam cedo a consciência da necessidade de uma boa escovação associada ao fio dental para a preservação da saúde bucal.

A ação foi de grande sucesso, pois a didática utilizada proporcionou a participação das crianças dessa faixa etária.

 

 

 

Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Prado.

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado.