JÁ OUVIU FALAR NO ZÉ CARIADO?

No dia 28 de junho de 2019, foi realizada uma ação de promoção em saúde pela equipe de Saúde Bucal, com a participação de Ivani gomes, coordenadora da saúde bucal municipal, Ingrided Ramalho, odontóloga da UBS Dr. Jorge Juarez Ramires e Sidelvandes Pereira, auxiliar em saúde bucal, no Pré Escolar Municipal Dr. Rufino da Costa Ramos pelo Programa Saúde na Escola.

Com o objetivo de promover conhecimento sobre os cuidados com a saúde bucal, aprimorar a técnica e incentivar o uso do fio dental como parte da higienização diária.

As crianças foram incentivadas através de palestra, teatro e demonstrações a iniciar o uso do fio dental e desenvolver habilidades para realizarem a técnica de uso sozinha, assim como o entendimento da importância de manter a saúde da boca.

Foi realizado uma peça teatral com o personagem principal do Zé Cariado que não tinha nenhum cuidado com os dentes, nem uma boa alimentação, chegando ao ponto de sentir muita dor de dente. As crianças foram instigadas e refletir o caso do  Zé Cariado, o porquê dele estar nesta situação, e aplicar o que aprenderam nas suas próprias vidas.

Os alunos  foram estimulados, também,  com relação às funções do fio dental. Muitos relataram que não fazia o uso por não terem em suas residências, outros que só usavam para remover restos de alimentos entre os dentes. Contudo podemos ver a importância da disseminação dessas informações logo cedo, pois assim as crianças formam cedo a consciência da necessidade de uma boa escovação associada ao fio dental para a preservação da saúde bucal.

A ação foi de grande sucesso, pois a didática utilizada proporcionou a participação das crianças dessa faixa etária.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Prado.

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado.