SETOR DE EPIDEMIOLOGIA

AGE CONTRA A LEISHMANIOSE

A Prefeitura de Rio do prado, implantou o serviço de canil no município. A atividade está sendo realizada pelo setor de Epidemiologia, que ficará responsável pelo controle, captura, transporte, estadia e destinação dos cães soltos em vias públicas, ou daqueles que se encontrem em circunstâncias, que apresentem risco à saúde pública e  a segurança da população.

O setor é composto, pela equipe da Médica Veterinária Izabela Sena e os agentes de endemias. Esta sendo realizado, visitas domiciliares instruindo aos moradores, a respeito da Leishmaniose e realizando o Teste rápido DPP® Leishmaniose Canina. Caso esse teste, dê resultado positivo, a coleta do sangue é realizada para sorologia e esse animal aguarda em domicilio o resultado. Se necessário, os cães são recolhidos e encaminhados para o Canil Municipal.

Os cães de rua, doentes, debilitados e ou com sintomatologia para leishmaniose, que ao passarem pelo teste, obtiverem resultado positivo, são recolhidos imediatamente e  encaminhados para o mesmo local.
Pedimos aos moradores que mantenham o quintal limpo, removendo diariamente as folhas, frutas, fezes dos animais e matéria orgânica em decomposição. Buscando realizar a poda de matos e grama frequentemente, pois estes são fatores que atraem o vetor para o ambiente domiciliar.

Contamos com o apoio da população!
Para denúncia e  marcação de visitas domiciliar, falar no setor da Epidemiologia, localizado na sede na Funasa, ligue para o TELEFONE: (33) 3744-1194 e ou mande uma mensagem para o WHATSAPP: (31) 98880-8983