Mulheres do SUS !

Março 2019

Nos dias 15, 22 e 25 de março de 2019, as enfermeiras coordenadoras das UBS’s Dr. Jorge Juarez Ramires / Manoel Gamas de Oliveira / Anísio dos Anjos Silva, juntamente com a equipe de Saúde Bucal das respectivas unidades, realizaram o grupo operativo das gestantes em comemoração a campanha “Mulheres dos SUS”.

“Quem são as mulheres do SUS? São aquelas que elaboram as políticas públicas, aquelas que trabalham diariamente na assistência e aquelas que buscam atendimento, que precisam do serviço. ” Do dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, ao dia 28 de maio, dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Acontecerá no município uma mobilização, de 80 dias, para promoção da saúde da mulher”. (COMUNIDADE DEPARTAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, 2019)

As enfermeiras Libina Sousa , Rita de Fátima Oliveira, Jéssica Porto e as dentistas Ingrided Ramalho, Ridely Ferreira com a coordenadora de saúde bucal Ivani Gomes, falaram com as gestantes do município sobre os cuidados com a saúde bucal das gestantes e dos recém nascidos, a importância da amamentação tanto na vida da mãe quanto na vida da criança. Considerando que, o leite materno é o único alimento natural e completo para os bebês. Enfatizando os cuidados com o recém-nascido e com a puérpera. Ao final dos grupos, foi servido um lanche, sorteado brindes e distribuído entre as gestante, repelentes e kits bucais.

Fala da paciente Daiana Camargos (gestante): “Me sinto grata pelos profissionais, que esclarecem para nós mães sobre o aleitamento materno e a saúde bucal da gestante.”

Mulheres do SUS, nós apoiamos essa causa!

Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Prado

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado.