9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

TEMA: DEMOCRACIA E SAÚDE
O Conselho Estadual de Saúde de Minas (CES-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizaram, de 25 a 27 de junho, em Belo Horizonte, a 9ª Conferência Estadual de Saúde e o Município de Rio do Prado encaminhou os representantes José Mauricio de Almeida dos Santos representando o segmento das gestantes e Nívea Vieira é presidente do Conselho Municipal de Saúde do Município de Rio do Prado, os dois participaram efetivamente da plenária Municipal que aconteceu em Março e que discutiram os temas da Conferência Estadual - “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” e forma trabalhados os eixos temáticos: saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.
A cerimônia de abertura ocorreu nesta terça-feira, dia 25 de junho, e contou com a participação do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, do vice-presidente do Conselho, Ederson Alves da Silva, e de representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS Estadual bem como a presença dos membros municipais do estado.
A Conferência tem como objetivo mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade mineira acerca da saúde como um direito de todos. De acordo com a presidente Nívea Vieira e Mauricio a participação foi significativa, durante a conferência elaboraram o Plano Estadual de Saúde do estado que deverá ser executados pelos próximos quatro anos. “Também foram eleitos os delegados e as delegadas que irão representar o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá de 4 a 7 de agosto, em Brasília”, destacou Mauricio.

Secretaria Municipal de Saúde Rio do Prado
http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/11266-ses-mg-e-conselho-estadual-de-saude-promovem-a-9-conferencia-estadual-de-saude-de-minas-gerais acesso 01.07.2019