ALIMENTAÇÃO A FAVOR DA SAÚDE BUCAL

ALIMENTAÇÃO A FAVOR DA SAÚDE BUCAL

Foi realizado no dia 13 de novembro deste ano pela equipe de saúde bucal da UBS Manoel Gamas de Oliveira, nos períodos matutino e vespertino, na Escola Municipal Virgulino Lency uma ação do Programa Crescer Saudável.

O Crescer Saudável tem por objetivo contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma condição complexa, com dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos e ameaça sobrecarregar países desenvolvidos e em desenvolvimento. O excesso de peso entre crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2017, mostraram que cerca de 2 em cada 10 crianças brasileiras menores de 5 anos e cerca de 3 em cada 10 crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos apresentavam excesso de peso. (Instrutivo Programa Crescer Saudável, julho/2019)

Com o objetivo de educar os alunos em relação à alimentação e nutrição voltadas a promoção e proteção da saúde bucal, dando ênfase sobre o que é saudável e o que não é saudável com crianças menores de 10 anos, a dentista Ana Luisa Gomes, as auxiliares de saúde bucal Amanda Augusto e Tatiana Rodrigues realizaram um roda de conversas e brincadeiras abordando o tema.

A ação iniciou com uma palestra ilustrando sobre o que seria uma alimentação saudável e não saudável demostrando a quantidade de açúcar ingerida nos doces, fez-se uma dinâmica com balões – o aluno escolhia um balão e ao estourá-lo se este tivesse confetes a criança respondia a uma pergunta sobre saúde bucal. Foi abordado sobre problemas de saúde bucal que podem ser adquiridos em uma alimentação não adequada , logo após foi passado uma música infantil de como e quando escovar os dentes (a Turma do seu Lobato- rap da escova) e no final uma roda de conversa com esclarecimento de dúvidas á cirurgiã-dentista.

Foi um dia de muita diversão e aprendizado para os alunos e de grande satisfação para a Equipe de Saúde Bucal!

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado