CAPACITAÇÃO EM PROTEÇÃO DE NASCENTES

CAPACITAÇÃO EM PROTEÇÃO DE NASCENTES

O escritório local da Emater-MG, do município de Rio do Prado, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou no dia 17/09/2019, um curso de Proteção de Nascentes, na Fazenda Trinta Voltas, na comunidade Bela Vista, zona rural, do município de Rio do Prado. O evento contou com a participação de produtores rurais (Agricultores Familiares) e autoridades municipais como: o Prefeito Gilberto Gonçalves Aguilar, o Secretário de Fazenda Ranieire Almeida Sousa e o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Felipe de Oliveira Santos. Tendo como objetivo capacitar produtores rurais, na utilização de técnicas que permitam a proteção, conservação e preservação de olhos d'água. Em virtude dos baixos índices pluviométricos dos últimos anos, das dificuldades enfrentadas pela população no quesito Recursos Hídricos e da necessidade da conservação e preservação das águas para o desenvolvimento sustentável das atividades produtivas e da sociedade como um todo, faz-se necessárias varias ações no tocante ao Meio Ambiente.

Neste sentido o evento faz parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas no município de Rio do Prado, na área ambiental, como: Implantação de um Viveiro municipal para a produção e distribuição de mudas aos munícipes, visando a recomposição de matas ciliares e repovoamento vegetal com espécies arbóreas; Funcionamento da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos, possibilitando uma destinação ambientalmente adequada a estes resíduos; Reforma do Abatedouro Municipal, com adequações ambientais minimizadoras de impactos; Dentre outras ações.

HELBERT DE OLIVEIRA BOTELHO

ENG. AGRÔNOMO/CREA-MG: 67676-D