INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL, RIO DO PRADO JÁ ESTA COM A LEI APROVADA E SANCIONADA

INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL, RIO DO PRADO JÁ ESTA ...

O Município de Rio do Prado já esta com Lei que dispõe sobre a para a politica municipal de fomento á economia popular solidária, cria Conselho Municipal de Economia Popular Solidária e o Fundo Municipal de Fomento á Economia Popular Solidária, Lei nº 1209 de 20 de agosto de 2019, aprovada e sancionada.

Em reunião com agentes públicos e agricultores familiares, MPMG incentiva economia solidária nos municípios do Baixo Jequitinhonha. Agricultores familiares, artistas, agentes culturais, prefeitos, vereadores e outros representantes de órgãos públicos e privados de aproximadamente de 15 municípios do Baixo Jequitinhonha participaram, no dia 14 de agosto, de Reunião do Fórum de Economia Popular Solidária dos municípios da região (FEPS), realizada na sede das Promotorias de Justiça de Almenara.

O encontro, apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), intermediado pela Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Jequitinhonha (Cimos), discutiu a importância da implantação da política pública de economia solidária nos municípios e da participação de cada ente municipal nas reuniões e feiras solidárias articuladas e organizadas pelo FEPS.

O coordenador da CIMOS na região, promotor de Justiça Igor Citeli Fajardo Castro, conclamou os participantes a aderirem ao projeto, cujo sucesso depende da união de todos os representantes de comunidades e da sociedade, conforme frisou. “O movimento da economia popular é de imensa importância para os municípios e sua necessidade se torna ainda maior diante da desigualdade social que assola o país, principalmente o estado de Minas Gerais, que possui extensão geográfica muito grande e notórias disparidades regionais. É preciso que todos se envolvam” Igor chamou a atenção ainda para os frutos já gerados pela iniciativa em municípios como Almenara e Rubim. Amostras da colheita e do trabalho artesanal realizado nessas localidades foram apresentadas durante o encontro.

Em Almenara, conforme a administração municipal, os produtos da alimentação escolar são adquiridos da agricultura familiar. Porém, como alguns itens ainda precisam ser comprados, o município vem capacitando os pequenos produtores e pretende fornecer o adubo e outros materiais para incentivá-los na produção e fortalecimento popular.

O secretário-executivo do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária (FMES), Luiz Carlos Carvalho de Oliveira, informou que existem atualmente 15 Fóruns de Economia Solidária em Minas Gerais. De acordo com ele, a economia popular é um caminho não apenas para garantir a subsistência humana, mas também para valorizar o homem do campo e desenvolver a região. “O fortalecimento da economia popular traz benefícios para toda a população, tendo em vista que, ao adquirir os produtos produzidos na região, gera-se riqueza e ao mesmo tempo valoriza-se o homem do campo”. Coordenadora do FEPS do Baixo Jequitinhonha, Maguidá Freitas Souza Botelho informou que ingressou na economia solidária na década de 80, através de pesquisas de campo. Foi por meio do servidor do MPMG Cezar Moreno que ela conheceu a CIMAS. Segundo Maguidá, a Coordenadoria deu força ao movimento e contribuiu para sua expansão para outros municípios e regiões. A próxima reunião do FEPS do Baixo Jequitinhonha ocorrerá no dia 26 de setembro, no município de Santa Maria do Salto.

Avante!

Ministério Público de Minas Gerais