Sobre

Novembro Azul


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

Novembro Azul

Homem que se cuida tem atitude. Valorize a sua Vida!

   Depois do Outubro Rosa,  que visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e colo do útero, o mês de novembro é internacionalmente dedicado a conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia toda e qualquer iniciativa que busque mais saúde e uma melhor qualidade de vida para os cidadãos de todo o país.

   O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 68.220 novos casos em 2018 no Brasil. Em Minas Gerais para 2018, tem uma taxa estimada de 63,80 casos para cada 100 mil homens.

   A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.

     O objetivo do Novembro Azul, no entanto, é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.

Fatores de risco:

- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
-Histórico familiar
-Raça (maior incidência entre os negros)
-Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras,legumes e grãos
-Sedentarismo
-Obesidade


    O que é?

   A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

    O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame.

Sintomas (só aparecem nos casos avançados):

Vontade de urinar com urgência
Dificuldade para urinar
Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
Dor óssea
Queda do estado geral
Insuficiência renal
Dores fortes no corpo


Tratamento

 Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

  A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

 

Fonte:https://portalamm.org.br/cancer-de-prostata-e-alvo-da-campanha-novembro-azul/acesso26.11.2018