OBRA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO RIO JUCURUÇU É TEMA DE REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE PALMÓPOLIS.

OBRA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO RIO JUCURUÇU É TEMA DE R...

A câmara de vereadores do Município de Palmópolis e representantes da comunidade local receberam gentilmente na sexta feira 14 de Junho o Prefeito Municipal de Rio do Prado Gilberto Aguilar, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também foram convidados os representantes da COPANOR – Coordenador administrativo Flávio de Almeida Campos, coordenador operacional Anderson Consolação Miranda Lino, Engenheiro Marlon Fernandes e o Secretário Avervales Paulo Alecrim, com objetivo de entenderem e obterem respostas para algumas duvida referentes à obra de captação de água que brevemente será concluída pela COPANOR e que abastecerá a população da cidade de Rio do Prado.

O objeto da preocupação é com a redução dos níveis de água do Rio Jucuruçu que “nasce com o nome de Córrego da Prata, a 1.000 m de altitude no Município de Felizburgo, Minas Gerais, corre em toda sua extensão do terço superior com o nome de Rio do Prado até se encontrar com o Ribeirão Dois de Abril,” “depois segue o caminho da Bahia com o nome Jucuruçu.”  A fala dos representantes da COPANOR foi demais importante e significativa uma vez que esclareceram que obra não será motivo para a “morte” do nosso grande rio que conforme estudo apresentado pela SANAG  o que vai captar de água para Rio do Prado é 8,8 L/S  e pela legislação poderiam explorar até 133 L/S. Mas pontuou que é realmente muito importante a preocupação com cercamento das nascentes e preservação do rio, frisando que é trabalhado minucioso, que os frutos serão colhidos a longo prazo e por outras gerações.

O encontro foi positivamente avaliado por todos e ficou decidido que criarão um comitê para a conservação e preservação de nascentes que contarão com outras participações, Palmópolis ficou com o compromisso de formalizar o convite para o representante do Município de Felizburgo/MG, Jucuruçu/BA e órgãos ambientais para um próximo encontro, que terão a parceria e participação do Município de Rio do Prado com a indicação de Felipe de Oliveira secretário de Meio Ambiente, contaremos com a parceria da COPANOR, o Coordenador administrativo Flávio Campos indicará um representante, o compromisso é sério, preocupar se com o desmatamento de suas encostas, o uso inadequado dos solos isso sim contribuí para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, vamos empenhar e cuidar do nosso rio, afinal ele é de todos!

Já é do conhecimento de todos, que a obra de abastecimento de água esta sendo executada, já é prevista essa nova captação, com adução provinda do povoado de Vila Formosa, no Rio Jucuruçu, trecho de extensão de cerca de 20 km, sendo aproximadamente 16 km de tubulações de ferro fundido e 6 km de PVC. O Engenheiro da obra Marlon Fernandes e seus colegas aproveitaram a reunião para esclarecer e tranquilizar o prefeito Gilberto Aguilar, e vereadores de Palmópolis e Rio do Prado e a população presente no sentido de que a captação de água para a cidade de Rio do Prado terá sua continuidade e tão breve será concluída.

O Município de Rio do Prado há alguns anos passa por sérios problemas em seu Sistema de Abastecimento de Água, em decorrência da baixa disponibilidade hídrica, colapso que todos sabem ser realidade em vários municípios do Estado de Minas Gerais, de tempos em tempos à população vivem longos períodos de racionamentos, normalmente entre os meses de outubro até janeiro, a normalidade no abastecimento só costuma acontecer em meados de fevereiro, é uma situação recorrente, deixando a população sempre meio ao sofrimento.

O município de Rio do Prado tem muito a agradecer a COPANOR tornou se uma grande parceira, especialmente nessa empreitada e temos grandes expectativas que a cidade não passará mais por muito tempo por este problema.

Avante!

Prefeito Municipal de Rio do Prado – Gilberto Aguilar